Redação para o Exame Nacional do Ensino Médio

redação do EnemFazer uma redação não é tarefa fácil para quem não estuda, afirma a professora de redação Bianca Nogueira, que corrige textos dissertativos de estudantes e candidatos ao Enem. Para conseguir uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é preciso saber escrever dentro das normas cultas da língua portuguesa, além de ter bom conhecimento sobre as atualidades do Brasil.

Sobre adivinhar o tema da redação, a professora garante que não é preciso se preocupar, pois o Enem tem a tradição de não cobrar assuntos complicados. Os vestibulares em geral não costumam requerer conhecimentos profundos dos candidatos em determinados assuntos específicos, afinal o objetivo é avaliar a capacidade de escrita, não o conhecimento prévio. Algumas vezes, é verdade, os criadores da proposta de redação passam dos limites e inserem elementos complicados no tema da redação, mas isso é a exceção, não a regra. A lista de competências de 2015 cobradas pela banca examinadora foi bem parecida com a de 2014. Vamos ver como será em novembro de 2016.

O Enem, tranquiliza a professora de português, é um exame aplicado em todo o Brasil, então não podem ocorrer falhas no processo de avaliação. A redação precisa ser abrangente, caso contrário ocorreria o maior “rebuliço”.

O segredo então para ir bem na prova escrita é aprender como fazer uma redação para o Enem, prestando bastante atenção nas etapas necessárias para a estruturação do texto dissertativo. A dissertação se difere da narração justamente pelo fato de ser um texto com caráter mais científico, escrito com argumentação e defesa de ponto de vista. Na narração, tem-se apenas uma descrição de fatos, por isso que os processos seletivos em geral focam na dissertação.

O texto dissertativo argumentativo precisa ser estruturado em introdução, desenvolvimento e conclusão. Todo o processo de escrita é fundamentado nesses parâmetros. As 5 competências cobradas pelo Enem (domínio da norma padrão da língua escrita, compreensão da proposta, capacidade de organizar e relacionar informações, construção da argumentação e elaboração de proposta de intervenção ao problema exposto) são avaliadas dentro do modelo de redação dissertativa. Então não pense que os critérios de avaliação são limitados às esferas das 5 competências.

Para aprender como fazer a redação no padrão Enem, é importante encontrar modelos de redações que tiraram notas altas para se basear nesses textos. Uma dica também é fazer um simulado Enem online para testar seus conhecimentos.

Não se faz redação sem organização, você precisa colocar no papel todas as suas ideias e organizar o conceito geral a ser defendido, usando argumentos e até citações de pessoas importantes. Não há problema em citar autores ou frases inteiras, isso agrega valor ao texto, pois mostra que o autor possui conhecimento e criticidade.

Sua redação precisa se destacar em relação à concorrência, procure abordar aspectos relevantes fugindo do senso comum, pois esses são os textos que tiram as notas mais altas.

Leave a Reply